top of page
Buscar
  • Foto do escritor@dradaniellyandrade

Roncos e apnéia do sono

Atualizado: 30 de mar. de 2019






O ronco pode ser considerado normal, conforme a posição em que a pessoa dorme mas quando ocorrem com frequencia e recorrência alta e associados ao cansaço diurno ou dificuldade de concentração em atividades diárias pode ser considerado como patológico.


O ruído é provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono, o que dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. Se tal obstrução ocasionar paradas respiratórias durante o sono ( 10 segundos em adultos ou de 02-03 segundos em crianças) será caracterizada como síndrome da apnéia obstrutiva do sono(SAOS).


É muito importante realizar uma avaliação otorrinolaringológica pois patologias como o desvio do septo nasal, disfunções da área de válvula nasal (narinas) , alterações obstrutivas da adenóide e/ou amígdalas, disfunções do palato( céu da boca) podem causar estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores e serem causas solucionáveis para tais patologias. Todavia lembramos que tanto o ronco como a SAOS têm muitas vezes origem multifatorial . São causas frequentes : ganho de peso, sedentarismo , alterações de oclusão dentária, alterações de face ( como por exemplo retrognatia ou prognatia) , cansaço, stress entre outros fatores.





38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page